Convido você para um curso sobre gestão em saúde construído a partir dos fundamentos da GESTÃO, não de fundamentos assistenciais como é usual.
Porque a questão principal da gestão em saúde não é médica ou assistencial, é de organização do cuidado, e quando se fala de "organização", é de "gestão" que se está falando.
Gestão é a disciplina que torna produtivos os "saberes" e especializações de indivíduos. É a gestão que faz o conhecimento deles ganhar escala por meio de "organizações".
- GESTÃO FAZ COM QUE CONHECIMENTO SE TRANSFORME EM RESULTADO NO MUNDO REAL.
- O OBJETO DA GESTÃO É SEMPRE ALGUM TIPO DE "ORGANIZAÇÃO".
- GESTÃO É "ORGANIZAR" COM UM PROPÓSITO.
É a LINHA DE CUIDADO- o ciclo completo de tratamento para uma condição médica específica ou segmento de usuários com características comuns.
• Nossa "engenharia" baseia-se numa LINHA DE CUIDADO UNIVERSAL (LCU).
• Nossas pesquisas mostraram que a LCU é a concepção mais fundamental de organização de cuidado que vale para QUALQUER condição médica ou segmento de usuários com características comuns.
• Uma LCU tem um módulo assistencial e um módulo de dados, e a engenharia a que me refiro integra esses dois módulos. Sem essa integração não é possível gerar valor em saúde.
O pressuposto em medicina sempre foi que a organização mais importante para a prática médica é "o hospital", onde especialistas e tecnologias garantiriam o melhor cuidado.
Mas não é assim, a organização fundamental para geração de valor em saúde é a LINHA DE CUIDADO (LC) de cada condição médica.
É PRODUZIR OS MELHORES DESFECHOS EM CADA CONDIÇÃO MÉDICA COM CUSTOS O MAIS CONTROLADOS POSSÍVEL.
Três atributos.
Ela tem que ser:
1- FUNCIONAL (produzir desfechos excelentes para usuários);
2- CONFIÁVEL (seus desfechos têm que ser consistentes/sustentáveis);
3- PAGÁVEL (quem paga pelo serviço deve perceber valor no que paga);
a- Para ser funcional, uma LC tem que ser INTEGRADA (multidisciplinar). O que produz desfechos excelentes é um time assistencial, não especialistas isolados.
b-Para que seja confiável, a LC têm que ter sua remuneração vinculada aos resultados que PRODUZ .
Só assim são criados incentivos econômicos que garantem a funcionalidade da Linha de Cuidado.
VALOR EM SAÚDE É INCOMPATÍVEL COM REMUNERAÇÃO POR EVENTO ("FEE FOR SERVICE")
c- Para que o cuidado seja pagável, a ênfase tem que ser "ANTECIPAR & PREVENIR" condições adversas, não “diagnosticar & tratar” doenças já instaladas. Isso reforça o item (b), pois o prestador - a Linha de Cuidado - terá incentivo econômico para manter o usuário saudável.
Significa que "pagadores devem perceber valor no que pagam, motivando-se assim a continuar pagando", apenas isso.
"Perceber valor"? Como assim?
Sim. Valor é "percepção de valor". O pagador tem que perceber que o valor que recebe é MAIOR que o preço que paga.
O foco da gestão de uma LINHA DE CUIDADO é nos dois fatores que constroem essa percepção: DESFECHOS para clientes e CUSTOS incorridos na operação da LC.
Os custos determinarão os preços que a LC vai cobrar, por isso, têm que ser gerenciados (mantidos sob controle). Assim, "quem paga pelos desfechos considerará o preço cobrado por eles, pagável".
Sim. Valor é "percepção de valor". O pagador tem que perceber que o valor que recebe é MAIOR que o preço que paga.
O foco da gestão de uma LINHA DE CUIDADO é nos dois fatores que constroem essa percepção: DESFECHOS para clientes e CUSTOS incorridos na operação da LC.
Os custos determinarão os preços que a LC vai cobrar, por isso, têm que ser gerenciados (mantidos sob controle). Assim, "quem paga pelos desfechos considerará o preço cobrado por eles, pagável".
Formar gestores do valor de linhas de cuidado.
Prover ferramentas e método para possibilitar gestão do valor gerado por linhas de cuidado.
Faremos isso, estudando ferramentas para a montagem (design) e gestão de Linhas de Cuidado para entregar valor mensurável.
Agende aqui dia/hora para falar comigo sobre o curso.
A próxima turma começa dia 25 de junho de 2024.
Empresas de saúde de vários tipos têm implantado VMOs -"Value Management Offices" ("Escritórios de Gestão do Valor")- como veículo para a gestão do valor gerado por Linhas de cuidado.
Para serem efetivos, VMOs devem ter as seguintes características:
-Devem ser vistos como investimentos estratégicos.
- Sua missão é fazer a gestão do valor de LCs.
-VMOs devem ser independentes da operação do dia a dia porque seu foco inicial é aprendizado e capacitação, não geração imediata de receita.
-O aprendizado e capacitação de um VMO deve ocorrer na prática, implantando e gerenciando "operações protótipo" de Linhas de Cuidado que a empresa a que pertencem julguem prioritárias.
-O processo de implantação de um VMO deve ter meta e prazo [ou seja, aprendizado e capacitação, devem ter prazo].
Na minha abordagem, um VMO só se legitima com a assinatura de contratos lastreados em desfechos, e isso deve começar a ocorrer num prazo de 3-5 anos a partir da implantação. Esses contratos é que dão concretude ao aprendizado.
PS: Um contrato lastreado em desfechos vincula de alguma forma a remuneração da Linha de Cuidado aos desfechos gerados por ela para o segmento de pacientes que a LC atende.
A qualquer profissional que tenha alguma experiência/conhecimento em gestão em saúde.
Experiência em PMOs (Escritório de Gestão de Projetos) ajuda.
Experiência em acreditação e gestão de indicadores de qualidade assistencial também ajuda.
Todas precisam.
-Pagadores /autogestões que querem fazer contratos com base em valor (sinônimo de "contratos lastreados em desfechos') para condições médicas de que lhes geram muito custo.
-Operadoras que querem oferecer serviços de LCs específicas a pagadores que estão pressionados por custos altos.
-Provedores de cuidado (como hospitais) que querem demonstrar geração de valor em certas condições médicas específicas.
-Industria farma e de materiais querem demonstrar o valor de seus insumos (medicamentos/próteses) em Linhas de Cuidado específicas.
- O SUS que tem interesse em valor mensurável (bons desfechos com custos controlados) para linhas de cuidado como AVC, câncer de mama e várias outras.
O foco é sempre preparar gestores de VMOs para assinar os primeiros contratos lastreados em desfechos de linhas de cuidado em 3-5 anos.
Agende aqui dia/hora para falar comigo sobre o curso.
A próxima turma começa dia 25 de junho de 2024.
O conteúdo é dividido em módulos.
Partimos dos conceitos fundamentais da geração de valor (em saúde e fora dela). Valor é um conceito universal.
Passamos por ferramentas e abordagens para projeto (design) de linhas de cuidado.
Chegamos à montagem e operação de sistemas de gestão de linhas de cuidado e...
...terminamos com a proposta de uma metodologia para certificação de desfechos de Linhas de Cuidado, um tipo de certificação que não existe hoje, mas que será fundamental para legitimar valor gerado por LCs.
• Design
-O design de linhas de cuidado faz o projeto de arranjos de PESSOAS, PROCESSOS E TECNOLOGIAS.
Toda LC é constituída por arranjos desses três elementos.
-A montagem de LCs para condições médicas específicas dará maior ou menor ênfase a cada um dos elementos, dependendo da condição médica, mas os três sempre estão presentes.
• Sistema de gestão
Um sistema de gestão é uma arquitetura de indicadores interligados que devem ser monitorados para garantir que a LC está no rumo. Esses indicadores são relacionados à métricas de desempenho que influenciam os DESFECHOS e os CUSTOS da Linha de Cuidado.
FORMATO DO CURSO
Estou conversando individualmente com cada interessado antes que concretizem a inscrição.
1- Ajudá-lo a se certificar de que o curso será útil para você e que você disporá do tempo necessário para se dedicar. [Estimo até 2h de estudo por semana, além das 2h de aula].
2-Ajudar-me a sintonizar bem o conteúdo às expectativas de cada participante (esta é outra vantagem da turma ser pequena).
Por hora, me diga se estaria interessado, e vamos conversar.
Parágrafo Novo
Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail atendimento@innovatrix.com.br