Em relação à área de Gestão da Precisão e Acurácia, ressalta-se que credibilidade em desfechos reportados por prestadores é condição para que a promessa da agenda VBHC torne-se realidade. No entanto, hoje não há nenhuma entidade que se proponha a certificar precisão e acurácia de desfechos.
As Práticas de Gestão da Precisão e Acurácia
têm como foco a garantia do rigor com que os desfechos para cada condição médica estão sendo aferidos, o que se reflete imediatamente no rigor com que se pode declarar que certo prestador é mais ou menos capaz.
As PrÁTICAS nessa área ressaltam o uso de técnicas específicas para planejar e executar as atividades de captura, processamento e análise de desfechos, incluindo validações de questionários e scripts de pesquisas, uso de softwares e métodos especializados ,avaliação de validade estatística, e ajuste de risco. É nesta área de capacidade
que o MCPAD® se diferencia de normas análogas. As PRÁTICAS relacionadas a ela constituem a real singularidade do modelo.
Desta forma, o modelo MCPAD® fornece as bases para avaliação da credibilidade dos desfechos, assim como fornece as diretrizes necessárias para o projeto de estruturas destinadas a aferir desfechos em organizações de saúde.